Como já era esperado o Sport efetivou Edvaldo Tacão no comando da preparação física do Sport. O profissional já está no clube há quase 12 anos, conquistou vários títulos, mas todos como preparador físico auxiliar, pois só assumiu o clube interinamente e em algumas ocasiões.
A efetivação de Tacão aconteceu por conta de sua capacidade, de sua experiência de clube, do apoio dos seus companheiros de comissão técnica (inclusive o técnico recém efetivado Mazola), dos jogadores e também porque o Sport quer manter um Departamento Físico fixo, independente da chegada de novos treinadores a Ilha do Retiro junto com seus preparadores físicos.
Feliz, Tacão comentou sobre a efetivação. “É uma grande satisfação poder assumir a preparação física do Sport, pois estou no clube há quase 12 anos e esperava por isso. A diretoria me prestigiou, valorizou a prata da casa e espero corresponder. O Sport está querendo fazer o que a maioria dos grandes clubes está fazendo, que é manter uma comissão técnica fixa. Agora vamos manter os pés no chão e trabalhar muito com tranqüilidade, utilizando a experiência que tenho no clube, pois a responsabilidade aumenta porque o compromisso é muito grande”, explicou e complementou: “Vou implantar a minha metodologia de trabalho, vou colocá-la em prática, desenvolvê-la, para o Sport evoluir ainda mais fisicamente, para o time ficar “no gás” como a torcida quer. Vou colocar aqui tudo que aprendi e que aprendo, pois a preparação física muda a cada dia e a gente tem que aprimorar o conhecimento sobre ela e se qualificar ainda mais. Também quero colocar em prática uma mescla do que aprendi com vários profissionais que trabalhei por aqui, de várias escolas, inclusive o professor Lauro Martins, que foi o último preparador físico do clube (da comissão de Hélio dos Anjos)”.
Tacão já está na Ilha do Retiro desde 2000 e trabalhou com a comissão técnica de treinadores como Émerson leão, Nelsinho Batista, Adílson Batista, Geninho, Levir Culpi, Dorival Júnior, Givanildo Oliveira, Alexandre Gallo, Giba, Zé Teodoro, Mauro Fernandes, Luiz Carlos Ferreira, Edinho Nazareth, Hélio dos Anjos e outros. Com esses treinadores trabalharam na Ilha do Retiro (muitos deles ainda estão com os treinadores) preparadores físicos como Celso Resende, Alexandre Irineu, Manoel Faleiro, Ridênio Borges, Fernando Leão, Paulo Camargo, Francisco das Chagas, Lino Faquine, Eduardo Batista, Wellington Vero, Lauro Martins, José Mário Campeiz e outros.
Toda a comissão técnica
Técnico: Mazola
Auxiliar Técnico: Gustavo Bueno
Preparador físico: Edvaldo Tacão
Auxiliar de preparação física: Hugo Vero
Preparador de goleiro: Batista
Cinesioterapeutas: Guilherme Ferreira e André Souto
Fisiologista: Inaldo Freire
Fisioterapeutas: Antônio Azevedo, Jairo Evangelista, Ernesto Baroni e Márcio Caldas
Médicos: Amilton Crócia, Antônio Bezerra e Paulo Girão
Nutricionista: Rita de Cássia
Massagistas: Mavi e Mesma
Roupeiro: Clodoaldo e Legalé
Serviços gerais: Pachequinho e Marcos Alexandre
Motorista: Edílson Luiz
Seguranças: Pelé e Marcão
Gerente de futebol: Cel Adelson Wanderley
Supervisor: Edmilson
Assessores de imprensa: Amaury Veloso e Álvaro Claudino
Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br