quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sport tem 11 atletas da base no elenco profissional

O Sport comprova que está forte nas categorias de base, prova disso é que no momento o clube conta com 11 jogadores formados em sua base no seu elenco profissional, são eles os goleiros Saulo, Paulo Sérgio e Paulo, os laterais-direito Renato e Toty, o lateral-esquerdo Jackson, os volantes Levi e Jaíldo, os meias Anderson Paraíba e Davidson e o atacante Ruan (foto), que entrou no jogo com o Guarani no último sábado (28).

Deles os últimos a subir para o profissional foram Paulo, Toty, Jaíldo e Davidson, todos pelo técnico Hélio dos Anjos. Toty e Jaíldo foram profissionalizados semanas antes do fim do fim do Campeonato Pernambucano e Paulo e Davidson após a competição estadual terminar.

Outros que são formados nas categorias de base do Leão e que estavam no elenco principal eram o zagueiro Igor Maranhão e o atacante Ciro, que deixaram a Ilha do Retiro nos últimos dias. O primeiro está sendo emprestado e o segundo foi negociado em definitivo.

 
 

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Em clima de 'volta por cima', Coritiba e Vasco decidem título inédito no Couto

Depois de viveram os piores momentos de suas respectivas histórias, nos últimos anos, Vasco e Coritiba têm a chance da redenção, nesta quarta-feira, a partir das 21h50, no Couto Pereira. Em clima de "volta por cima", os times se enfrentam em busca de um título inédito, o de campeão da Copa do Brasil, que lhes dará o direito de novamente disputar uma Libertadores da América.

Não é pouco para dois clubes que, em passado recente, se viram no fundo do poço, vivendo o drama de disputar a Série B do Brasileiro: os vascaínos, em 2009, e os coxas-brancas, no ano passado. O trauma da segunda divisão, no entanto, parece ter sido benéfico. A partir de então, ambos iniciaram uma reestruturação que os levou de volta à Série A e, não por acaso, à disputa do segundo título mais importante do futebol brasileiro.

AS 'ARMAS' DE CADA UM NA GRANDE FINAL

  • Divulgação/Coritiba

    Recuperado de uma lesão muscular, atacante Marcos Aurélio pode ser a surpresa do Coritiba

  • Atacante Eder Luís retorna e devolve ao time vascaíno a velocidade e o poder dos contra-ataques

Pelo lado do Coritiba, o clima é de intensa euforia, pois a Copa do Brasil coroa uma campanha quase perfeita, nos primeiros seis meses de 2010. O time foi campeão paranaense invicto e ficou 29 jogos sem perder no ano.

O Vasco não teve um bom começo de ano, mas cresceu bastante sob o comando do técnico Ricardo Gomes e chega à final invicto e em ascensão.

Embora jogue em desvantagem, pois perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, o sentimento no Coxa é de que a decisão será muito equilibrada. Para ser campeã, a equipe paranaense precisa vencer por diferença de dois gols. Um empate por qualquer placar ou vitória por diferença de um gol, a partir de 2 a 1, dá o título ao Vasco.

“Espero um confronto equilibrado, com possibilidades iguais para as duas equipes, pela própria trajetória dos times, que merecem estar na final”, diz o técnico Marcelo Oliveira.

O treinador reconhece a vantagem vascaína, mas considera o título aberto, confiando no apoio da torcida e na força do time no Couto, onde venceu todos os 5 jogos que disputou pelo torneio. “Está em aberto. O Vasco tem a vantagem, mas nós temos a nossa torcida e vamos em busca do título”, completou.

Apesar de considerarem a vantagem pequena, os jogadores do Vasco demonstram muita confiança, pelo retrospecto do time como visitante. Dos cinco jogos que disputou fora de casa, venceu três e obteve dois empates.

Já o técnico Ricardo Gomes considera que o time joga por um gol, que pode fazer toda a diferença na partida.


"Nossa conta é muito simples: temos de fazer um gol. O objetivo é o mesmo da partida contra o Avaí, apesar de desta vez termos a vantagem do nosso lado. Independentemente disso temos de manter a postura agressiva que nos fez chegar até aqui. Espero que no jogo seja mais um bom momento para nós nesta temporada. É a hora de fazermos um algo a mais".

Outro trunfo vascaíno é que a equipe jogará completa, pois terá os retornos de Eder Luis e Ramon, que se recuperaram de lesões.

O Coritiba terá o desfalque do atacante Anderson Aquino, um dos artilheiros do time, mas que está supenso. O técnico Marcelo Oliveira não revelou a escalação mas pode ter uma carta na manga: o retorno do atacante Marcos Aurélio, após seis semanas em recuperação de uma lesão muscular.

CORITIBA X VASCO

Data: 8/06/11 (quarta-feitra)
Horário: 21h50
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Transmissão: TV Globo, TV Bandeirantes ESPN Brasil,ESPN HD, Sportv, Sportv HD (informações divulgadas pelas emissoras)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho/SP
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos/BA e Emerson Augusto de Carvalho/SP

Coritiba
Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; William, Léo Gago, Davi, Rafinha; Leonardo (Marcos Aurélio, Éverton Ribeiro) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira.

Vasco
Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Geração sem título' de pequenos vascaínos não vê a hora de soltar grito de campeão

Torcer para o Vasco no final da década de 90, e começo do novo século, era exercício dos mais fáceis para os apaixonados por futebol. Sinônimo de títulos e grandes times, a camisa cruzmaltina colocada sobre o berço era como uma predestinação para os que chegavam ao mundo naquela época. Entretanto, sem a mesma sorte dos que assistiam aos maiores títulos da história do clube, Cláudio Júnior, Leonardo de Luca, ambos de 11 anos, e os irmãos Moroni, de 14, Cora, 12, e Rebeca Ramos, 9, não conseguiram vivenciar as mesmas glórias e formam, com outros tantos milhares, uma geração de vascaínos sem títulos, que aprendeu a conviver com decepções e só agora tem a possibilidade de entender o que era "aquele Vasco".

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL Esporte

    Um dos mais procurados pelos jovens vascaínos Dedé posa para a foto com o pequeno Cláudio Jr.

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL Esporte

    Rebeca (primeira à esquerda) foi à Curitiba com a irmão Cora e o irmão Moroni torcer pelo Vasco

"É a chance de uma felicidade que eu nunca tive. Um grande título. Já acompanhei várias vitórias, mas não tive a chance de ver aquele Vasco", afirmou Leonardo, que, apesar da pouca idade, sabe expressar bem o sentimento de uma geração inteira.

Com autoridade de quem acompanha todos os jogos do time, o pequeno torcedor não pensa duas vezes na hora de escolher um símbolo para a conquista que pode representar o renascimento de uma paixão, outrora escondida por fracassos.

"Não tem ninguém melhor que o Felipe para representar bem esse time. Ele ganhou tudo naquela época e agora volta para vencer de novo. Achei que nunca fosse ver um jogador daquele time, mas ainda bem que ele está aí. E o Juninho está voltando", avisa o carioca Leonardo, como se pudesse prever um futuro ainda mais promissor.

A paixão pelo time, que resiste ao tempo que for sem conquistas, também é capaz de manter viva uma tradição familiar. Inspirados pelo pai, vascaíno "doente", Moroni, Cora e Rebeca aguardam ansiosos a tão sonhada conquista da Copa do Brasil, para, enfim, justificar todo o esforço desprendido para ver o time de coração.

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL Esporte

    Um dos símbolos da geração vitoriosa do final da década de 90, Carlos Germano, preparador de goleiros do atual time, retribuiu o carinho dos pequenos torcedores e "bateu uma bolinha" com o pequeno Leonardo de Luca, "figurinha carimbada" nos jogos do Vasco desde os tempos da segunda divisão, em 2009

"Independente de adversário e distâncias, sempre falamos com meu pai e arrumamos um jeito de ver o Vasco. Não somos daqui (Curitiba), viemos de Paranaguá e estamos fazendo de tudo para estar perto dos jogadores. É um esforço, mas a gente gosta (risos). Queremos esse título de qualquer maneira agora, tem que ser amanhã (quarta-feira)", enfatizou Moroni, o mais velho dos irmãos Ramos.

Último a deixar o Brasil Esporte Clube, em Curitiba, na última terça-feira, onde o time vascaíno realizou sua atividade derradeira antes da finalíssima, Cláudio Jr. compartilha os sonhos dos colegas vascaínos e espera, depois de tanto esforço, poder ver realizado o sonho de uma geração inteira.

"Falei com meu pai que tínhamos que estar aqui e ele concordou. Faltei aula, juntamos dinheiro, encaramos filas por ingressos e agora estamos aqui, pertinho de realizar o meu sonho", encerrou o menino cruzmaltino.

Feminino: Sport vence Central e enfrentará a PMPE

No último domingo (05) o time feminino do Sport voltou a entrar em campo pelo Campeonato Pernambucano e venceu o Central/Prefeitura de Caruaru pelo placar de 4x0. O confronto foi disputado no Centro de Treinamento do Leão em Paratibe e os gols foram das atacantes Lili, Patrícia e Alice (2), que é artilheira isolada do certame com sete gols.


O resultado manteve o Sport na segunda posição da competição estadual com nove pontos em três jogos. As Rubro-negras estão na segunda posição porque perdem para o Vitória no saldo de gols. A equipe da Ilha do Retiro marcou 20 tentos nos três jogos realizados e sofreu um por isso tem um saldo de 19, enquanto a equipe do Carneirão marcou 24 e não sofreu nenhum por isso tem um saldo de 24.


O próximo compromisso das Leoas pelo estadual será novamente no CT Rubro-negro e acontecerá as 15h do próximo domingo (12) contra a PMPE/Real. O time campeão da competição garantirá vaga na Copa do Brasil deste ano.

Sport derruba liminar que invalidava aprovação da construção da Arena

O Departamento jurídico do Sport vinha trabalhando forte e conseguiu derrubar a liminar da juíza Clara Maria de Lima Callado, que suspendia os efeitos da Assembléia Geral que aprovou a o projeto de construção da Arena Rubro-negra.


Com isso o clube está livre para erguer a sua Arena sem qualquer impedimento judicial, pelo menos por enquanto. A decisão de derrubar a liminar foi do desembargador Francisco Eduardo Sertório, que no trecho conclusivo do processo escreveu: “Diante do exposto, DOU PROVIMENTO AO AGRAVO, para acolher a preliminar de ilegitimidade e declarar a ilegitimidade passiva do agravante, bem como determinar a extinção da ação originária, sem resolução do mérito, a teor do art. 267, VI, do CPC, revogando, conseqüentemente, a tutela deferida pela magistrada de piso. Cumpra-se. Publique-se”.


Quem havia entrado na Justiça contra a Assembléia Geral foi o conselheiro e ex-diretor Rubro-negro Fernando Caldas Bivar, irmão mais velho dos ex-presidentes Luciano Bivar e Milton Bivar (que estão a favor da Arena). Em primeira instância a juíza Clara Maria Callado foi a favor de Fernando Bivar e suspendeu o resultado da Assembléia com uma liminar, mas essa liminar acabou cassada em segunda instância com o trabalho dos advogados do Leão.


Um dos advogados do Sport, Arnaldo Carvalho, falou sobre o assunto e garantiu que Fernando Bivar havia movido a ação contra o presidente do Conselho Deliberativo Rubro-negro,


José Moura, que não pode responder pelo clube e ter seu nome associado a dívidas e decisões administrativas. “Ele (José Moura) foi colocado de forma ilegítima na ação. Ele não representa institucionalmente o Sport e não pode estar subordinado a ações do executivo. Na decisão que a primeira juíza deu, se houvesse qualquer ação ilegal do Sport, José Moura teria que pagar multa. Isso é uma ilegitimidade”, contou.


Apesar de estar livre judicialmente para levantar a sua Arena, o Jurídico do Sport está preparado para novas ações de outros Rubro-negros contra essa construção. O próprio Fernando Bivar pode recorrer da decisão do desembargador Francisco Eduardo Sertório.


Para conferir todo o processo Clique AQUI!

Com informações e entrevista do Super Esportes

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Willian e Luizão são aprovados e assinarão contrato

Os atacantes Willian (foto 1) e Luizão (foto 2) vieram do Corinthians Alagoano para testes no Sport e acabaram agradando e sendo aprovados pelo técnico Hélio dos Anjos, por isso vão assinar contrato com o clube pernambucano. O contrato de Willian deve ser de três anos e o de Luizão até o final deste ano.


Luizão já estava sendo avaliado na Ilha do Retiro desde a última sexta-feira (03) quando participou do jogo-treino com o Vera Cruz e teve uma boa participação. Já e Willian está sendo avaliado desde o sábado (04) e no coletivo da terça-feira (07) marcou um golaço que ajudou o time reserva a vencer o titular por 2x1.


Hélio dos Anjos revelou o porquê de pedir a contratação dos dois. Entre os motivos estão as características e as idades dos jogadores, pois ambos são jovens. “Vou pedir a contratação dos dois, sim. Eles são interessantes pela idade, pela vontade de vencer e por serem atletas com características que considero muito importantes para o elenco. Os dois também são fortes e mesmo assim têm mobilidade e habilidade”, explicou e complementou: “Acho importante incrementar esses jovens valores ao nosso grupo, que tem vários atletas experientes como o Daniel Paulista, o Marcelinho Paraíba, o Hamilton e o Carlinhos Bala. A juventude é algo fundamental para mim”.


O treinador Rubro-negro ainda falou individualmente dos atletas e destacou principalmente o garoto Willian. “Esse rapaz é novo e tem muito futuro. Acredito muito nesse jogador e não é à toa que o Banco BMG está investindo nele. Vejo o seu estilo parecido com o do Adriano (imperador), mas medindo as comparações. estou apenas dizendo que as características dele e do Adriano são semelhantes”, concluiu.


William Araújo dos Santos é mineiro de Montes Claros. Ele é destro, tem 17 anos (nasceu em 11/12/1983), 1,82 metro e 84 quilos. Já Luizão também é destro, tem 22 anos (nasceu em 22/10/1988), 1,88 metro e 81 quilos.


Fernando


Outro que estava sendo avaliado na Ilha do Retiro foi o atacante Fernando, também garoto, que veio do CSA do Alagoas. No entanto este atleta não foi aprovado nos testes por Hélio dos Anjos, por isso ele já foi liberado.

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

O observador técnico do Mogi Mirim no Programa Resenha Neles!

Alexandre Queixada
Goleiro Hudson ex-Central

Pois nesta tarde de quarta-feira(08), estiveram presentes na Rádio Amparo FM, em Olinda-PE, no Programa Resenha Neles, onde o apresentador Marconi Resenha reçebeu o Alexandre "Queixada", o observador técnico do penta campeão Rivaldo pela Seleção Brasileira de Futebol em 2002, e também o Goleiro Hudson, ex-Central, que já passou por várias equipes do Brasil. O goleiro Hudson que se destacou-se no Central por volta dos anos 90 e que defendeu o Confiança-SE, Botafogo-PB, Anapolina-Go e que neste ano defendeu o clube do CRB-AL pelo Campeonato Alagoanoo de 2011. Já, o Alexandre vem trabalhando em diversos tanto em Recife como também em todos os Estados do Brasil, garimpando novos craques para brilhar no cenário brasilerio e até europeu.

Marconi Resenha

Desligamento do Mário Lúcio no Santa Cruz

O Diretor de Futebol, Albertino dos Anjos, informa que o meia Mário Lúcio não se reapresentará, nesta terça-feira (7/6), com os demais atletas Corais. Segundo Albertino, o Santa Cruz tentou a renovação do empréstimo, até o final do ano, mas o Guarani/SP não quis liberar o atleta. Sendo assim, o Santa Cruz Llibereou Mário Lúcio para que o seu clube de origem possa utilizá-lo no Campeonato Brasileiro da Série B.


Assessoria de Imprensa do Santa Cruz F.C

Brasil inclui Pato e Ganso em convocação para Copa América

Por Tatiana Ramil

SÃO PAULO (Reuters) - O atacante Alexandre Pato e o meia Paulo Henrique Ganso foram incluídos na lista de 22 jogadores do Brasil que disputarão a Copa América, anunciou o técnico Mano Menezes na madrugada desta quarta-feira.

"Nos certificamos (com os médicos) e temos absoluta convicção de que estarão na Copa América", disse Mano após a vitória brasileira por 1 x 0 em amistoso na terça-feira contra a Romênia, em São Paulo.

Os dois jogadores, fundamentais no esquema tático brasileiro, estavam machucados e foram liberados pelos médicos.

Pato sofreu uma lesão no ombro no dia 22 de maio, na última rodada do Campeonato Italiano, em partida do Milan contra a Udinese. O atacante perdeu os amistosos contra Holanda, no sábado, e Romênia, mas estará recuperado a tempo para o torneio de julho, na Argentina.

Já Ganso se recupera de uma contusão na coxa, sofrida na primeira partida da final do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians, no dia 8 de maio, e é a esperança do treinador para a criação de jogadas no meio-campo.

"Sempre deixei claro que penso que ele (Ganso) é o jogador que reúne o maior número de detalhes a favor (para o setor de criação)", afirmou o técnico brasileiro em entrevista coletiva.

O meia jogou apenas a partida de estreia de Mano na seleção, a vitória de 2 x 0 sobre os Estados Unidos, em agosto de 2010. Desde então, o técnico ainda não encontrou um substituto para o jogador do Santos, que sofreu duas contusões jogando por seu clube --a primeira delas uma lesão séria no joelho.

Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e Jádson, do Shakhtar Donetsk, foram testados, mas tiveram atuações fracas. No último sábado, Mano chegou a testar uma equipe sem um meia criativo, e o resultado também não foi bom.

Contra a Holanda, Robinho, Neymar e Fred acabaram ficando isolados, e contra a Romênia Jádson voltou a ter a chance na função.

O Brasil foi vaiado nos dois últimos jogos, mas Mano disse que enxergou coisas positivas nas duas partidas e que, com tempo para treinar, a equipe irá evoluir.

"Já estamos criando bastante, falta o apuro final", declarou Mano. "Vamos trabalhar na conscientização de que o importante é colocar a bola lá dentro."

Da lista de jogadores convocados para os amistosos contra Holanda e Romênia, foram cortados para a Copa América os goleiros Fábio e Jefferson, os meias Henrique, Anderson e Thiago Neves e os atacantes Nilmar e Leandro Damião.

"Montamos um grupo capaz de dar alternativas, o que é importante num torneio curto", disse Mano, que explicou a opção por Fred no ataque.

"Queria para a posição alguém com um pouco mais de rodagem."

Para o treinador brasileiro, "o futebol é coletivo", por isso nem a Argentina vai apostar todas as suas fichas em Lionel Messi, nem o Brasil o fará com Neymar para a Copa América.

Mas ele admitiu que "alguns jogadores se sobressaem e estamos preparando nossos jogadores para serem esses jogadores lá na frente".

O Brasil está no Grupo B da Copa América, junto com Paraguai, Equador e Venezuela.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Victor (Grêmio) e Júlio César (Inter de Milão)

Laterais: Adriano (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Inter de Milão)

Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Milan), Lúcio (Inter de Milão) e Luisão (Benfica)

Meias: Paulo Henrique Ganso (Santos), Elano (Santos), Elias (Atlético de Madri), Jádson (Shakhtar Donetsk), Lucas Leiva (Liverpool), Lucas (São Paulo), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham)

Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Robinho (Milan) e Alexandre Pato (Milan)


Uol Esportes

Santa Cruz-Programação da semana

SEGUNDA (6/6): LIVRE

TERÇA (7/6): MANHÃ - LIVRE // TARDE (15h30) - REAPRESENTAÇÃO

QUARTA (8/6):
MANHÃ (8h30) - TREINO // TARDE (16h) - TREINO

QUINTA (9/6): MANHÃ (8h30) - TESTES // TARDE (16h) - TREINO

SEXTA (10/6): MANHÃ (8h30) - TESTES // TARDE (16h) - TREINO

SÁBADO (11/6): MANHÃ (8h30) - TESTES // TARDE - LIVRE

DOMINGO (12/6): MANHÃ (9h) - TREINO // TARDE - LIVRE

SEGUNDA (13/6): MANHÃ (8h30) // TARDE (16h) - TREINO



Assessoria de Imprensa do Santa Cruz F.C

Apresentação Tricolor para a Série D de 2011

REAPRESENTAÇÃO - Nesta tarde de terça-feira, o elenco de Profissionais do Santa Cruz se reapresentou no Arruda, sob o comando do Técnico Zé Teodoro. Os atletas, depois de uma conversa (e oração) no centro do gramado do Arruda, ficaram sob os cuidados dos Preparadores Físicos, Jailton Cintra e Joélson Correia, além do Fisiologista, Clóvis Calado. Os 26 atletas que se reapresentaram deram voltas em torno do campo de jogo e, depois, alongamento.

AUSÊNCIA - O atacante Thiago Cunha tem reapresentação marcada para a tarde desta quarta-feira. Segundo o Diretor de Futebol, Constantino Jr., o atleta comunicou que teve dificuldades de conseguir voo para a tarde de hoje.

BRUNO LEITE - Em processo de trabalho fisioterápico, o lateral-direito Bruno Leite subiu até o gramado do Arruda, participou da conversa com Zé Teodoro e, depois, seguiu para o DM, onde vem em franca recuperação, após processo cirúrgico no púbis.

NOVIDADES - Duas novidades na reapresentação Coral: o goleiro Wadson, das categorias de Base, que já vinha treinando com Tiago Cardoso, Marlo e Diego Lima. Já o atacante Thomaz Anderson está no Arruda, conforme pedido do técnico Zé Teodoro, para um período de observação. Segundo o treinador Coral, "o atleta interessa, já esteve no Arruda, mas não foi bem utilizado, tem como característica a velocidade, e poderá fazer parte do grupo para a Série D, mas vai depender do próprio desempenho do jogador, enquanto observado."

LISTA DE ATLETAS: Seguem nomes dos 26 atletas que se reapresentaram, nesta terça-feira no Arruda:

GOLEIROS: Tiago Cardoso, Diego Lima, Marlon e Wadson**
LATERAIS: Bruno Leite (DM), Johnatan e Alexandre Silva
ZAGUEIROS: André Oliveira, Renato Camilo, Leandro Souza, Thiago Matias e Éverton Sena
VOLANTES: Memo, Chicão, Léo, Jeovanio, Cléber Goiano, Helton
MEIAS: Renatinho, Weslley, Natan, Têti, Jefferson Maranhão
ATACANTES: Flávio Recife, Kiros e Thomaz Anderson*

Um grande jogo, e uma grande despedida do Ronaldo Fenômeno!


Um jogo..., um Fenômeno e uma grande despedida! A grande homenagem dada para um o Ronaldo! Foi o que milhares e milhares de telespectadores puderam ver ontem no estádio do Pacaembu-SP. Uma noite muito diferente, um jogo totalmente diferente e não para um simples craque, mais para um que brilhou e vençeu seus obstáculos e que superou, dando a volta por cima em várias fases de sua vida. E o mais interessante, é que ele demonstra intensamente todo o seu amor ao torcedor brasilerio, seja do sul, do norte, do leste e do oeste, para todo o Brasil!. Ontem, foi a sua despedida nos gramados pela Seleção Brasileria, mais com certeza estará sempre guardado na memória de todo brasileiro por tudo que ele fez dentro e fora do gramado pelo o Brasil. O que podemos dizer é: Um muito, muito mesmo obrigado Fenômeno!

Marconi Resenha

ABC bate Goiás e assume a ponta provisória da Série B

ABC e Goiás fizeram nesta terça-feira o duelo pela liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Empurrado pela torcida, o clube potiguar levou a melhor e venceu por 2 a 0, no estádio Frasqueirão, em Natal, na abertura da quarta rodada, e assumiu a ponta da tabela, pelo menos provisoriamente. O lateral-direito Nego e o atacante Elionar Bombinha fizeram os gols da vitória.

Ainda invicto na Série B, o ABC chegou aos oito pontos e roubou a liderança do Sport, que soma um ponto a menos. O Goiás, por sua vez, caiu para o quarto lugar, com seis pontos. O clube potiguar foi beneficiado com o adiamento do jogo entre São Caetano e Ponte Preta, em virtude da falta de energia no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Se vencesse, o time campineiro ficaria na liderança. Este jogo será realizado nesta quarta à noite.

O ABC teve mais presença no ataque no primeiro tempo, mas não conseguiu balançar as redes do Goiás, esbarrando no experiente goleiro Harlei. Na etapa final, os anfitriões seguiram melhor e saíram na frente aos 11 minutos. Tiago Garça cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e sobrou para Elionar Bombinha, que chutou em cima de Harlei. No rebote, Nego mandou para o fundo das redes.

O gol empolgou o ABC, que seguiu no ataque e ampliou logo depois. Aos 14 minutos, Renatinho Potiguar invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Oziel. O árbitro paraibano João Bosco Sátiro da Nóbrega marcou pênalti e ainda expulsou o lateral-direito do Goiás. Elionar Bombinha foi para a cobrança e bateu no canto direito de Harlei, que não evitou o gol.

ABC e Goiás voltam a campo na próxima terça, pela quinta rodada da Série B. O Goiás recebe o Paraná, às 19h30, em Goiânia, enquanto que o time potiguar vai até Salvador encarar o Vitória, às 21h50, no Barradão.

Ficha técnica

ABC 2 x 0 Goiás

ABC - Wellington; Nego, Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar; Basílio, Marcus Vinícius, Bileu (Ricardo Oliveira) e Cascata (Diego Barboz); Malaquias e Elionar Bombinha (Rafael Martins). Técnico: Leandro Campos.

Goiás - Harlei; Marcão (Valmir Lucas), Rafael Tolói e Ernando; Oziel, Amaral, Diniz (Robert), Marcelo Costa e Digão; Felipe Amorim e Guto (Hugo). Técnico: Artur Neto.

Gols - Nego, aos 11, e Elionar Bombinha (pênalti), aos 15 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Bileu, Nego e Basílio (ABC); Guto, Marcão e Digão (Goiás).

Cartão vermelho - Oziel (Goiás).

Árbitro - João Bosco Sátiro da Nóbrega (PB).

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio Fraqueirão, em Natal (RN).

Duelo entre São Caetano e Ponte Preta é adiado para esta quarta

O duelo entre São Caetano e Ponte Preta, que seria disputado na noite desta terça-feira, foi adiado para o dia seguinte, provavelmente às 15 horas (de Brasília), por falta de energia elétrica no Estádio Anacleto Campanella, que está mantido como palco do jogo. O confronto vale pela quarta rodada da Série B.

Pelo regulamento, as equipes devem se enfrentar 24 depois do horário original. Desta forma, a partida deveria ser remarcada para as 21 horas, mas o presidente do Azulão, Nairo Ferreira, garantiu que os clubes duelarão à tarde.

"Eu sou o árbitro da partida, estou aqui para dizer que não terá jogo hoje. Sobre o horário, quem decide não sou eu. Vou fazer o jogo amanhã e vou aguardar a determinação da CBF quanto a isso", declarou o árbitro Guilherme Cereta de Lima, que não soube dizer quando a decisão será divulgada pela entidade que comanda o futebol brasileiro.

Cereta agiu de acordo com o regulamento e aguardou 60 minutos até tomar a decisão definitiva. A recomendação recebida pelos juízes é para que esperem 30 minutos para que o problema seja resolvido. Caso não haja melhora, devem aguardar mais 30 minutos e só então determinar o cancelamento da partida.

Em nenhum momento houve previsão para o retorno da energia. Com isso, a Polícia Militar não permitiu sequer a entrada dos torcedores, que ficaram do lado de fora do Anacleto.

A delegação da Ponte Preta não voltará a Campinas. A equipe ficará hospedada em um hotel na capital paulista e voltará para o ABC poucas horas antes do jogo.

Superesportes