Por Tatiana Ramil
SÃO PAULO (Reuters) - O atacante Alexandre Pato e o meia Paulo Henrique Ganso foram incluídos na lista de 22 jogadores do Brasil que disputarão a Copa América, anunciou o técnico Mano Menezes na madrugada desta quarta-feira.
"Nos certificamos (com os médicos) e temos absoluta convicção de que estarão na Copa América", disse Mano após a vitória brasileira por 1 x 0 em amistoso na terça-feira contra a Romênia, em São Paulo.
Os dois jogadores, fundamentais no esquema tático brasileiro, estavam machucados e foram liberados pelos médicos.
Pato sofreu uma lesão no ombro no dia 22 de maio, na última rodada do Campeonato Italiano, em partida do Milan contra a Udinese. O atacante perdeu os amistosos contra Holanda, no sábado, e Romênia, mas estará recuperado a tempo para o torneio de julho, na Argentina.
Já Ganso se recupera de uma contusão na coxa, sofrida na primeira partida da final do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians, no dia 8 de maio, e é a esperança do treinador para a criação de jogadas no meio-campo.
"Sempre deixei claro que penso que ele (Ganso) é o jogador que reúne o maior número de detalhes a favor (para o setor de criação)", afirmou o técnico brasileiro em entrevista coletiva.
O meia jogou apenas a partida de estreia de Mano na seleção, a vitória de 2 x 0 sobre os Estados Unidos, em agosto de 2010. Desde então, o técnico ainda não encontrou um substituto para o jogador do Santos, que sofreu duas contusões jogando por seu clube --a primeira delas uma lesão séria no joelho.
Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e Jádson, do Shakhtar Donetsk, foram testados, mas tiveram atuações fracas. No último sábado, Mano chegou a testar uma equipe sem um meia criativo, e o resultado também não foi bom.
Contra a Holanda, Robinho, Neymar e Fred acabaram ficando isolados, e contra a Romênia Jádson voltou a ter a chance na função.
O Brasil foi vaiado nos dois últimos jogos, mas Mano disse que enxergou coisas positivas nas duas partidas e que, com tempo para treinar, a equipe irá evoluir.
"Já estamos criando bastante, falta o apuro final", declarou Mano. "Vamos trabalhar na conscientização de que o importante é colocar a bola lá dentro."
Da lista de jogadores convocados para os amistosos contra Holanda e Romênia, foram cortados para a Copa América os goleiros Fábio e Jefferson, os meias Henrique, Anderson e Thiago Neves e os atacantes Nilmar e Leandro Damião.
"Montamos um grupo capaz de dar alternativas, o que é importante num torneio curto", disse Mano, que explicou a opção por Fred no ataque.
"Queria para a posição alguém com um pouco mais de rodagem."
Para o treinador brasileiro, "o futebol é coletivo", por isso nem a Argentina vai apostar todas as suas fichas em Lionel Messi, nem o Brasil o fará com Neymar para a Copa América.
Mas ele admitiu que "alguns jogadores se sobressaem e estamos preparando nossos jogadores para serem esses jogadores lá na frente".
O Brasil está no Grupo B da Copa América, junto com Paraguai, Equador e Venezuela.
Veja a lista de convocados:
Goleiros: Victor (Grêmio) e Júlio César (Inter de Milão)
Laterais: Adriano (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Inter de Milão)
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Milan), Lúcio (Inter de Milão) e Luisão (Benfica)
Meias: Paulo Henrique Ganso (Santos), Elano (Santos), Elias (Atlético de Madri), Jádson (Shakhtar Donetsk), Lucas Leiva (Liverpool), Lucas (São Paulo), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham)
Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Robinho (Milan) e Alexandre Pato (Milan)
Uol Esportes