quarta-feira, 13 de julho de 2011

Esportes amadores: Sport deve voltar a disputar competições nacionais

Com a parceria entre Sport e o Grupo Ser Educacional (anunciada na semana passada) todos os atletas amadores do clube terão direito a uma bolsa na Faculdade Maurício de Nassau. Com a parceira o Sport buscou fortalecer os seus esportes amadores (olímpicos), inclusive com o intuito de voltar a disputar competições amadoras de grande porte.


No Futsal, por exemplo, o Leão vai montar um time para disputar a Liga Futsal, maior competição do esporte no país. No vôlei o clube voltará a participara da Superliga Feminina e pretende também disputar a masculina. O mesmo acontecerá no basquete, pois o Sport planeja voltar a disputar a Liga Nacional de Basquete Feminino (NBB) e até masculino.


Tudo isso já está sendo planejado pelo Sport e quem está a frente é o seu vice-presidente de Esportes Amadores, Yuri Romão.

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Sport é o maior clube do Recife, diz a FIFA

Em seu Site Oficial a FIFA faz o mundo conhecer melhor todas as cidades brasileiras que vão ser sedes da Copa do Mundo de 2014. A cidade do Recife é uma dessas cidades que vão sediar o Mundial e é bastante elogiada pela FIFA. No seu texto a entidade que comanda o futebol mundial é enfática em afirmar e mostrar que o Sport é o maior clube recifense citando algumas de suas glórias a nível nacional.


Confira o texto publicado no Site da FIFA abaixo:


Capital de Pernambuco, Recife é o centro da quarta maior area urbana do país. Com população de 3,7 milhões de pessoas, a metrópole compreende Olinda e outros 13 municípios. Em função da sua importância econômica para a região, a cidade é considerada a capital do Nordeste.


Vizinhas, Recife e Olinda dividem também a história. Por muitos anos, Recife era apenas o porto que ligava a vila de Olinda ao oceano Atlântico. A cidade só começou a crescer quando os holandeses chegaram. A Companhia das Índias Ocidentais instalou-se no Nordeste e, em 1637, com Maurício de Nassau vivendo no Brasil, começou a integração das duas cidades.


Ele ordenou a construção de pontes, canais e diques e passou a chamar o local de Mauritsstad, Cidade de Maurício, que virou a capital das colônias holandesas nas Américas. Maurício de Nassau ficou no Brasil até 1644, mas o legado deixado pelos holandeses é sentido até hoje. O apelido de “Veneza Brasileira”, inclusive, foi originado pelas melhorias desse período.


As praias da cidade impressionam. As mais belas são a de Boa Viagem, a mais famosa praia urbana da região, e a de Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais populares do país, a 70 quilômetros do centro recifense.


Os turistas, porém, não terão de se contentar apenas com as belezas naturais da região. Somando o legado do período holandês com as muitas eras de prosperidade da capital pernambucana, a cidade oferece muita história aos seus visitantes. Os principais pontos de visitação são o Forte Orange, na ilha de Itamaracá, e todo o centro histórico de Olinda, patrimônio cultural da UNESCO desde 1982.


O carnaval é um capítulo à parte nas duas cidades, com a empolgação do frevo e do maracatu. O maior exemplo do espírito de festa pernambucano é o bloco Galo da Madrugada, que a cada ano faz mais de dois milhões de foliões dançarem pelas ruas de Recife.


Futebol


Se já é difícil encontrar uma cidade tão apaixonada por futebol no Brasil quanto Recife, tarefa mais árdua ainda é definir qual dos três times da cidade — Sport, Náutico ou Santa Cruz — tem os torcedores mais fanáticos. O trio já teve momentos de glória no cenário nacional, mas quem mais brilhou foi o Sport, campeão brasileiro de 1987 e vencedor da Copa do Brasil de 2008.

A Seleção Brasileira teve momentos de glória em Recife. Em 1989, arrancou para a conquista da Copa América após uma vitória sobre o Paraguai. Em 1993, também começou sua reação nas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 1994, ao golear a Bolívia por 6 a 0. Em 2009, voltou a Recife para vencer o Paraguai por 2 a 1, em um dos jogos mais difíceis das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2010.

Os três clubes de Recife têm estádios particulares, Ilha do Retiro (Sport), Arruda (Santa Cruz) e Aflitos (Náutico). Mas o governo pernambucano decidiu construir uma nova Arena para 2014, mais moderna e totalmente adequada ao grande evento. Assim, surgirá a Arena Capibaribe, em uma área localizada na região metropolitana de Recife.



Redação SportNet

Zé Teodoro: “Nós não vamos jogar para dar exibição, vamos jogar para conquistar o acesso”

O técnico Zé Teodoro concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13), após o treino alemão, realizado no estádio do Arruda. Durante a conversa com a imprensa pernambucana, o treinador falou da expectativa para a estréia na série D do Campeonato Brasileiro, que já acontecerá no próximo domingo (17), em João Pessoa.

THIAGO CUNHA


Um dos assuntos debatidos foi a questão do atacante Thiago Cunha, que sofreu um lesão no dedão do pé direito durante um jogo-treino na cidade de Cupira, na última sexta-feira (8). Mas, de acordo com o departamento médico do clube, o atleta deve estar à disposição para a competição nacional, não preocupando o comandante coral.

“Já conversei com o médico, não é nada grave, ele (Thiago Cunha) já deve trabalhar na sexta-feira. Mas eu estou fazendo experiências para qualquer tipo de emergência. Estamos com a estratégia montada, pois já estudamos o Alecrim, e sabemos que vamos encontrar um adversário difícil. Mas vamos contar com a vontade do grupo e o apoio da nossa torcida”, disse Teodoro.

Apesar de o departamento médico dizer que Thiago deve estar à disposição, Zé Teodoro afirma que o atacante só jogará caso esteja totalmente recuperado fisicamente.

“Só entra em jogo quem estiver 100%. Nós temos que viver jogo a jogo, sabendo que vamos encontrar adversidades. Temos que chegar mostrando atitude, se impondo e jogando de acordo com a nossa divisão. Tudo isso eu vou passar para os atletas”, disse.

LATERAL-DIREITA

Uma das experiências citadas pelo técnico tricolor foi na lateral-direita, posição que ele usou tanto Johnatan quanto o volante Memo (improvisado), no treinamento desta quarta. Além deles, Zé ainda poderá utilizar o Cléber Goiano, que realizou um exame de imagem no músculo anterior da coxa direita nesta tarde, mas não deve ser dúvida.

“Eu já fiz algumas experiências hoje. A princípio o Johnatan deve jogar na ala direita, porque ele é o jogador da posição. Nós já estudamos o adversário e vamos imprimir uma marcação forte desde o início”.

GRAMADO

A grande dificuldade do clube nesta série D será o fato de jogar em campos inadequados para uma competição. Zé Teodoro já conhece o gramado do Almeidão – palco da estréia – e garante que o gramado de Cupira – utilizado na inter-temporada – é bem melhor.

“O campo é bem inferior ao que nós estávamos treinando em Cupira. Mas nós temos que superar isso, pois para passar pra série C temos que passar por cima de tudo e de todos. E a presença da nossa torcida vai nos ajudar muito”, afirmou.

ELENCO

De acordo com o treinador coral, o elenco tricolor esta mais amadurecido do que na disputa do campeonato estadual, além de saberem da responsabilidade de conquistarem o acesso para o clube.

“O grupo de hoje é praticamente o mesmo do Pernambucano, só muda a atitude. Antes nós individualizávamos, marcávamos e esperávamos o adversário. Agora os jogadores já sabem da responsabilidade e sabem que precisam mostrar o ‘algo mais’. Acho que a gente tem condição de começar bem, mas tem que ser vibrante e determinado, como foi no estadual”, afirmou. “Nós não vamos jogar para dar exibição, vamos jogar para conquistar o acesso”.

PREMIAÇÕES

O comandante tricolor falou ainda da questão das premiações, em caso de vitórias e, até mesmo, da conquista do acesso para a série C. Segundo ele, isso é um assunto a ser tratado pela diretoria, mas que é necessário, pela importância do acesso para a ‘restauração’ do Santa Cruz no cenário nacional.

“O prazo é até sexta-feira, para definirmos toda esta situação. Mas dinheiro é conseqüência, o acesso é a coisa mais importante para o clube. A diretoria está trabalhando para buscar a possibilidade de uma premiação. Mas os jogadores têm que focar dentro de campo. Mas sem dúvida nós temos que ser valorizados, pois esta é a grande chance do time voltar à série C”.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Jogo contra o Alecrim será realizado às 16h

A assessoria de imprensa do Santa Cruz informou nesta noite que houve um problema de impressão nos ingressos da partida do Mais Querido diante do Alecrim/RN, que acontece no próximo domingo, e o horário da partida foi impresso de forma equivocada.

Ao contrário do que está informado no bilhete, a partida acontecerá às 16h, no estádio Almeidão, na cidade de João Pessoa.

DATA - A assessoria coral também comunicou que a Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, apoiada pelo Santa, entrou em contato com a CBF para que a partida entre o Tricolor e o Alecrim seja mantida no domingo, mesmo conflitando com o jogo da Seleção Brasileira pela Copa América, diante do Paraguai.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Programação de viagem para a Paraíba está definida

A diretoria do Santa Cruz junto com a comissão técnica do Mais Querido definiram a programação de viagem da delegação coral para a cidade de João Pessoa, onde o Tricolor enfrenta no próximo domingo o Alecrim/RN, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

Conforme solicitado por Zé Teodoro, o Santa antecipou sua chegada na capital paraibana para ter a oportunidade de realizar pelo menos dois treinamentos no campo de jogo. Assim, os jogadores corais ganharam folga amanhã de manhã, treinam de tarde no Arruda e na sexta, às 9h30 já embarcam para João Pessoa.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

No treino Zé Teodoro escala ataque coral com Flávio Recife e Rodrigo Grahl

Os jogadores do Santa Cruz realizam neste momento um treino técnico-tático no estádio do Arruda, comandados pelo treinador Zé Teodoro.

Na movimentação, Zé escalou seu time com a base que entrou em campo no amistoso de domingo, mas contando com o retorno de Leandro Souza na zaga e com Rodrigo Grahl no ataque, ao lado de Flávio Recife.

Na lateral direita o comandante coral sofreu mais uma baixa. Cléber Goiano sentiu dores no músculo anterior da coxa direita e seguiu para uma clínica médica para fazer exame de imagem. Assim, Jhonatan assumiu a posição.

Neste momento o time coral está formado com: Tiago Cardoso, Jhonatan, Thiago Matias, Leandro Souza e Dutra; Memo, Jeovânio, Weslley e Têti; Flávio Recife e Rodrigo Grahl.

NOVIDADES - O atacante Thiago Cunha, que sofreu uma lesão no dedão do pé direito no amistoso da última sexta, já treina normalmente com bola nesta tarde.

Já o atacante Kiros, que estava com dores no adutor da coxa direita, fez exames de imagem hoje de manhã e foi detectado apenas uma pequena lesão. Segundo o departamento médico amanhã o atleta volta aos treinamentos.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Aprovado por Teodoro, Cley quer ajudar o clube a realizar uma boa participação na Série D

Dos quatro atletas que estavam em observação no Arruda, o técnico Zé Teodoro aprovou a integração de dois: o goleiro Cley e o atacante Paulo Renê. Foi o que confirmou o treinador em sua última entrevista coletiva, realizada após o amistoso com o Salgueiro. O novo goleiro coral demonstrou bastante alegria com a notícia.

“Estou me sentindo muito feliz de compor o grupo do Santa. Espero ajudar este grande time a voltar ao lugar que merece”, disse o jogador, que espera que apareça alguma chance na equipe principal. “Vou estar junto do Tiago Cardoso e do Diego (Lima), batalhando por uma vaga, sempre que tiver a oportunidade”.

O atleta, que não conhece a série D, espera muitas dificuldades, principalmente no que diz respeito a gramados e cansaço de longas viagens, mas diz que o grupo terá que superá-las. “Nós vamos ter que entrar com muita seriedade em todos os jogos. Vamos passar por muitas dificuldades. São batalhas a cada dia. Temos que ‘matar um leão’ a cada treinamento”.

Apesar de aprovado pelo comandante coral, o atleta ainda não tem vínculos com o Tricolor. Mas até a estréia na série D, as suas questões contratuais deverão estar acertadas. “Nós estamos conversando. Recebi uma proposta hoje, mas estou em contato com meu empresário. Com certeza nós vamos chegar a um acordo e eu vou continuar aqui no Santa”

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Reforçado por Leandro Souza, elenco coral treina forte esta manhã

O treinador Zé Teodoro comanda neste momento um treinamento técnico com o seu elenco no estádio do Arruda.

Na movimentação o comandante tricolor dividiu seu grupo em três e utiliza apenas metade do gramado, focando suas atenções na posse de bola.

Quem está participando normalmente do treinamento é o o zagueiro Leandro Souza, que vem sofrendo com uma indisposição gástrica desde sexta-feira.

De tarde o elenco coral volta a treinar, mas o local ainda está indefinido, segundo a assessoria de imprensa do clube.

DM - O lateral Bruno Leite, que sofreu uma lesão no púbis ainda no Estadual, fez fisioterapia nesta manhã com o fisioterapeuta Bartolomeu Barros e tem esperança de voltar a treinar em breve.

Já os atacantes Thiago Cunha e Flávio Recife, que não treinaram ontem, estão fazendo academia com o preparador Clóvis Calado.

EXAME - O atacante Kiros, com dores no adutor direito, fará exame de imagem nesta manhã para determinar o grau da lesão.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Folga geral nesta quarta-feira

Depois de dois jogos em quatro dias e seis pontos conquistados, o elenco alvirrubro ganhou uma merecida folga nesta quarta-feira.


Quem não enfrentou o Americana volta aos treinamentos na manhã desta quinta-feira (14 para realizar um trabalho técnico, enquanto os titulares só se reapresentam a tarde no CT Wilson Campos.


Na sexta-feira e no sábado todo o elenco treina em dois períodos, no CT. No domingo os jogadores ganham mais uma folga.

Sport decreta luto oficial por três dias

O Sport Club do Recife declarou luto oficial de três dias por conta do acidente de avião que vitimou 16 pessoas na manhã desta quarta-feira (13) no bairro de Boa Viagem no Recife. O clube lamenta o falecimento de todas as vítimas, em especial o Rubro-negro, sócio e colaborador do clube Marcos Ely, que era diretor de engenharia da empresa Moura Dubeux e que foi um dos responsáveis pelo erguimento do mais novo setor de cadeiras da Ilha do Retiro (construído em 2006), a “Curva do Dubeux”.


A aeronave que sofreu o acidente e que vitimou 16 pessoas (todas as pessoas que estavam no avião) era um bimotor turboélice do modelo LET/410 fabricado pela empresa Let Aircraft da República Tcheca com capacidade para transportar até 22 pessoas. O avião pertencia a empresa No Ar Linhas Aéreas e fazia a linha Recife-Mossoró, com uma escala em Natal. Ele caiu as 6h55 após quatro minutos voando e explodiu no momento da queda. 14 das vítimas eram passageiros e dois eram tripulantes.

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Time praticamente pronto para encarar o Bragantino

Na manhã desta terça-feira (13) o elenco do Sport participou de um rápido trabalho físico no campo auxiliar da Ilha do Retiro e depois realizou uma movimentação técnica e tática. Já no período da tarde o técnico Mazola resolveu comandar outro treino tático, mas no Centro de Treinamento do Leão. Tudo que aconteceu serviu de preparação para o jogo do próximo sábado (16) contra o Bragantino em São Paulo.


No trabalho da tarde o treinador Rubro-negro deu ênfase no sistema ofensivo, trabalhando movimentação, posicionamento, passe e finalização. A montagem do time aconteceu sem o goleiro Rodrigo Calaça, que cedeu lugar ao garoto Paulo Rafael. Calaça sequer foi ao CT por estar com uma amigdalite e acabou sendo poupado, mesmo assim ele tem presença confirmada contra o Bragantino.


Para o treinamento (que durou mais de uma) Mazola procurou não mexer muito na equipe em relação à partida do último sábado (09) com a Ponte Preta, inclusive só realizou uma mudança, que foi a volta do recuperado (de lesão) Moacir (foto) na vaga do suspenso meia Marcelinho Paraíba (no treino ele não mexeu no time). Com a alteração Moacir voltou a ocupar a lateral-direita e Thiaguinho passou novamente ao setor de meio-campo, lugar que era esperado a utilização de Diego Torres ou até de Willians ou Maylson, que já voltaram a treinar (sendo o último apenas fisicamente). Outra modificação esperada era o retorno de Gabriel a zaga, porém Mazola preferiu manter a defesa que encarou a Ponte Preta com Tobi e Alex Bruno. O time treinou da seguinte maneira: Paulo Rafael; Moacir, Tobi, Alex Bruno e Wellington Saci; Hamilton, Daniel Paulista, Naldinho e Thiaguinho; Danielzinho e Bruno Mineiro.


Na manhã da quinta-feira (14) o Leão fará o último trabalho no Recife antes da viagem rumo a Bragança Paulista em São Paulo que acontecerá por volta das 12h do mesmo dia (primeiro o Sport vai a Atibaia e para Bragança apenas no dia do jogo). O treino da quinta (14) deve ser um coletivo e nele Mazola não deve fazer alterações na equipe principal em relação ao trabalho desta quarta (13), com exceção da saída do arqueiro Paulo Rafael para a entrada de Rodrigo Calaça. A escalação Rubro-negra contra o Bragantino deve ser a que treinou nesta quarta (13) e que deve treinar na quinta (14) (com exceção da entrada de Calaça), inclusive Mazola deve confirmá-la antes da viagem.


Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Saci fala do seu bom momento e elogia Mazola

Desde que Mazola assumiu o comando técnico do Sport que o lateral-esquerdo Wellington Saci recuperou a posição de titular no time Rubro-negro, pois vinha sendo reserva no início da Série B quando o técnico do Leão era Hélio dos Anjos.


E Saci não quer mesmo voltar a perder a posição, pois há três partidas vem se destacando bastante. O jogador comentou sobre o seu momento e disse que é o seu melhor com a camisa do Leão. “Eu estou vivendo um dos meus melhores momentos, o meu melhor no Sport. Já havia feito bons jogos no Pernambucano, mas agora estou obtendo muito êxito nas exibições. Mas tudo isso é fruto do trabalho que a gente vem desempenhando”, disse.


O ala ainda elogiou o treinador Mazola por conta da sua evolução e de toda a equipe do Sport. “Eu sentia o time um pouco preso, sentia que nosso time não vinha jogando bem. Mas a gente já sabia do nosso potencial e com o Mazola as coisas começaram a dar certo para nós. O Mazola mudou o esquema de trabalho e de jogo nosso nossa equipe e nós estamos tendo êxito nos últimos jogos. A mudança de esquema tático que o Mazola fez foi muito boa, pois no 4-4-2 todo mundo está jogando bem. Estamos defendendo e atacando bem e estamos com liberdade, trabalhando sem inventar, por isso que tudo está dando certo, por isso que o Sport está em constante evolução”, afirmou.


O Sport está invicto há quatro partidas na Série B, todas sob o comando de Mazola. Nessas partidas o Leão venceu duas e empatou as outras duas.


Briga por vagas na zaga do Sport é grande

Alex Bruno, Tobi e Gabriel são os três zagueiros que disputam duas vagas no time titular do Sport para a partida do próximo sábado (16) contra o Bragantino em Bragança Paulista. Titular do Leão nos últimos dois jogos por conta das suspensões de Tobi e Gabriel, respectivamente, Alex deve continuar como titular, principalmente porque havia saído do time por lesão no início da Série B e porque é o defensor mais técnico do elenco Rubro-negro.


O técnico Mazola comentou sobre a escalação da sua equipe para encarar o Bragantino e afirmou que só vai defini-la mais próximo do dia do jogo. Ele comentou especificamente sobre a dúvida na defesa. “Vai ser uma questão de opção e como vão se desenrolar as coisas durante o restante dos trabalhos desta semana. O Alex é o mais técnico dos nossos zagueiros e existe um protocolo de sempre jogar um mais briguento e um mais técnico, mas o Gabriel vive um momento muito bom e o Tobi vem evoluindo bem na zaga também. Só vamos definir essa situação mais pra frente, mais próximo do jogo”, disse lembrando que também precisará definir o substituto do meia Marcelinho Paraíba (deve ser Diego Torres), que está suspenso.


Mazola ainda fez questão de afirmar que o elenco do Sport também conta com os zagueiros Montoya, Igor e César Lucena e que o clube é quem sai beneficiado por isso. “O Sport também outros zagueiros, no total são seis, por isso o clube só tem a ganhar. Mas comigo só vão jogar dois zagueiros, pois não pretendo utilizar três. Só dois vão jogar e o restante vai trabalhar e aguardar o seu momento”, explicou.


O zagueiro Alex Bruno também comentou sobre a disputa por vagas na defesa e assim como o seu treinador Mazola afirmou que o Sport ganha muito com isso. “A defesa está bem servida. Teremos a volta do Gabriel para esse jogo, mas ainda temos outros bons jogadores como Tobi, Igor, César e Montoya. Temos grandes zagueiros e isso é bom para que ninguém se acomode”, disse.

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br