quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coritiba vence Ceará por 1 a 0 e conquista vaga inédita à final da Copa do Brasil

O Coritiba fez o necessário para se classificar pela primeira vez à final da Copa do Brasil. Jogando no Couto Pereira, nesta quarta-feira, o time paranaense venceu o Ceará poir 1 a 0 e irá decidir o título com o Vasco, que derrotou o Avaí, também nesta noite, por 2 a 0

O gol da classificação foi marcado pelo atacante Anderson Aquino, aos 4 minutos do segundo tempo. O time coxa-branca teve o domínio de praticamente todo o jogo. Depois de empatar sem gols, em casa, na partida de ida, o Ceará apostou num esquema defensivo e só saiu para o ataque após tomar o gol. Porém, não conseguiu reverter a derrota.

O Coxa chega à final, depois de sua quarta semifinal. Nas outras três vezes foi desclassificado por times gaúchos: duas vezes pelo Grêmio e outra pelo Internacional.

O jogo

Coritiba tomou a iniciativa do jogo, nos primeiros minutos, tocando a bola no campo de ataque.Todo o retraído, o Ceará ficava preso na marcação sobre a saída de bola, feita pelos alviverdes.

O Coxa pressionou muito nos primeiros 10 minutos, acuando os cearenses em seu campo de defesa.

Aos poucos, o Ceará foi encontrando espaços e o jogo ficou mais equilibrado, a partir dos 20 minutos. O time nordestino passou a buscar mais o gol, mas, nitidamente, tentava fazer o tempo passar, retardando ao máximo a partida.

O Coritiba dominou o primeiro tempo, finalizando dez vezes contra o gol do Ceará, que pouco ameaçou os coxas-brancas.  O lance mais claro de gol dos paranaenses, no entanto, aconteceu em uma bola parada, aos 8 minutos. Anderson Aquino cobrou falta no ângulo direito, para grande defesa do goleiro Fernando Henrique.

"Importante é que a equipe está criando e não está dando chance do contra-ataque, como aconteceu último jogo. Uma hora a defesa deles vai dar um vacilo e a gente vai fazer o gol da vitória", disse o meia Rafinha, na saída do gramado. 

O Coxa sustentou a pressão no inicio do segundo tempo e, desta vez, o Ceará não conseguiu resistir. Logo aos 4 minutos, o time da casa abriu o placar. Depois de uma roubada de bola, Rafinha tocou para Anderson Aquino, que invadiu a área, cortou para a perna direita e bateu com categoria no ângulo esquerdo. 

Com as entradas de mais dois atacantes, Osvaldo e Washington, o Ceará cresceu na partida e passou pressionar os donos da casa. 

O técnico Marcelo Oliveira respondeu, substituindo Davi e Anderson Aquino por William e Geraldo, com a intenção de explorar os contra-ataques.

Nos minutos finais, o Ceará partiu com tudo em busca do empate. Até o goleiro Fernando Henrique abandonou o gol, na tentativa de finalizar na área coxa-branca. Por pouco, o Coritiba não encaixou um contra-ataque e fez o segundo. Não foi necessário. A vitória simples garantiu o Coxa pela primeira vez na final.



Coritiba Técnico: Marcelo Oliveira

 

1. Édson Bastos

 

2. Jonas

 

3. Émerson

 

4. Demerson

 

6. Lucas Mendes

 

5. Leandro Donizete

 

8. Léo Gago

 

10. Davi

 

17. Geraldo

 

7. Rafinha

 

11. Anderson Aquino

 

15. Willian

 

9. Bill

 

18. Leonardo

1 0

Ceará Técnico: Vágner Mancini

 

1. Fernando Henrique

 

2. Diego Macedo

 

17. Osvaldo

 

3. Fabrício

 

4. Erivélton

 

6. Vicente

 

8. João Marcos

 

5. Michel

 

7. Eusébio

 

10. Geraldo

 

16. Júnior

 

11. Iarley

 

18. Washington

 

9. Marcelo Nicácio

Data: 25/05/2011 - 21h50
Local: Couto Pereira

Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Alessandro Rocha de Matos
Público: 27.317


 

Uol Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário