quinta-feira, 12 de maio de 2011

Hélio dos Anjos diz que o hexa é tudo Treinador diz que Sport pode ser campeão


No próximo domingo (15) o Sport vai até o estádio do Arruda para enfrentar o Santa Cruz na segunda partida da final do Campeonato Pernambucano. Na primeira, na Ilha do Retiro, o Leão foi derrotado por 2x0 por isso terá que reverter a vantagem adversária para ser campeão. Para reverter essa vantagem adversária o clube da Praça da Bandeira terá que vencer por dois gols de diferença a partir de 3x1. Uma vitória do Sport por 2x0 levará a disputa da taça para os pênaltis.


O técnico Rubro-negro nessa decisão é Hélio dos Anjos (foto), campeão pernambucano em 1996, 1997 e 2003 pelo próprio clube. Em 96 e 2003 o treinador ajudou o Leão a ficar com o título estadual e nas ocasiões venceu o próprio time tricolor. Ele vai disputar a sua quarta decisão pelo Sport no Pernambucano e tem a chance de conquistar o 40º título estadual e o hexa. Ele afirma que a sua equipe pode reverter a situação e ficar com a taça, mas revelou que essa decisão é a mais difícil de sua carreira. “Esta é a competição mais difícil de toda a minha vida profissional, mas eu não estou assustado não. A necessidade é nossa, mas eu estou preocupado é de fazer esse meu grupo ficar forte e muito forte no domingo (15). Nós temos que fazer um jogo que é “o jogo”, pois não temos alternativas. Acho que alguma coisa boa pode estar nos esperando, algo me diz isso, pois erramos muito até agora e ainda estamos na final, com condições de ganhar o título. Agora eu achar que tem coisa boa pra gente é uma coisa, outra coisa é ter consciência que essa coisa boa não vem de graça, pois teremos um grande adversário pela frente, com gols de vantagem e acima de tudo com o astral alto e com sua torcida mobilizada, por isso a gente tem que respeitar essas questões. Mas em hipótese alguma nós vamos temer qualquer coisa relacionada a esse jogo de domingo (15) e sabemos que temos condições de reverter o quadro. Eu já reverti situações adversas, coisas pior que essa. Temos condições de ser campeão”, explicou.


O treinador ainda falou sobre a importância do hexa para o Sport. “Nem sei o que acontecerá comigo se a gente ganhar esse título. Se o Sport for campeão conquistará o 40º título e eu terei participado de quatro deles e isso e é tão importante para mim quanto você estar no hexa. Serão duas alegrias. Para mim, esse percentual de conquista é muito importante. Agora o hexa, para o clube, é tudo nesse momento. Se o Sport for hexa mudará a história do futebol pernambucano. Por isso tudo que o campeonato foi sensacional e ainda está sendo, com todo mundo entusiasmado, todo mundo motivado e uma média de renda e público sensacional”, disse.


Hélio também comentou sobre um possível aumento de premiação, de bicho por parte da direção Rubro-negra para o Sport ser campeão. “Não vou nem comentar isso, pois já disputei título com premiação e sem e não vejo tanta diferença. Não tem dinheiro que estimule a qualidade. Se for bom é bom”.


O técnico aproveitou e voltou a falar sobre os erros do árbitro Cláudio Mercante que prejudicaram o Sport na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, que aconteceu na Ilha do Retiro (os erros do juiz beneficiaram o Santa Cruz). “Eu continuo chamando o Mercante de frouxo porque ele não teve a coragem de expulsar o Thiago Mathias em duas oportunidades, mas não vou mais falar disso, pois passou e não quero criticar o trabalho dele, pois é o seu “ganha pão” e ele só vive de arbitragem. Mas o duro mesmo foi abrir o jornal na segunda-feira (09) e ver que deram uma nota 8,0 para ele. Espero não vê-lo nunca mais em meus jogos”, disse e elogiou o nome de Sálvio Spínola Fagundes Filho, que é da Federação Paulista de Futebol e da FIFA e que apitará a segunda partida da final. “Estou mais tranquilo por ser o Sálvio Spínola. Ele foi muito bem no segundo jogo da semifinal. Mas nesse momento temos que nos preocupar com o time”.


Para concluir hélio dos Anjos comentou o protesto do torcedor, que levou a Ilha do Retiro para o treinamento da quinta-feira (11) o cartaz com os seguintes dizeres: “Já perdemos três vezes do Santa este ano, será que vamos perder de novo?”. “Não ligo para protesto, pois o torcedor tem direito de fazer isso. Ele só não pode agredir e desrespeitar a gente e ele não desrespeitou. Protesto é normal. Eu sei é que estamos confiantes no título. Temos condições de reverter o quadro. O último titulo que ganhei foi o Campeonato Goiano de 2009 e o meu time (Goiás) jogava por dois resultados iguais e perdeu a primeira partida. Ainda joguei Copa do Brasil no meio da semana e depois venci o segundo jogo, sendo campeão”.

Pedro Jorge / Redação SportNet
pedrojorge@sportnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário